Descrição
Monopol Construção é um selante elastomérico a base de polímeros poliuretano híbrido, monocomponente, e elástico. Monopol Construção é tixotrópico e tem excelente aderência a diversos tipos de substratos como: concreto, argamassas, alumínio, madeira, pedras, cerâmicas, etc.

 

Características técnicas do Produto

Características
 Aparência Pastosa
 Cores Cinza e branca
Ensaios Resultados
 Densidade a 20°C 1,55 +/- 0,05 kg/l
 Temperatura de aplicação 10 a 35°C
 Tempo para acabamento Máx. 20 min
 Formação de pele 30 minutos
 Secagem ao toque (23°C e 50% U.R) ~150 min.
 Tempo de cura a (23°C e 50% U.R) 3mm / 24h
 Dureza Shore A 30 – 35
 Módulo a 100% < 0,5 MPa
 Alongamento na ruptura > 150 %
 Resistência ao rasgo Mín. 1,3 N/mm
 Temperatura de serviço -20 a +80°C
 Perda de volume Menor que 1 %
 Resistência à radiação UV Boa
 Compatibilidade com tintas À base de água: sim
À base de solvente: realizar testes primeiro

 

Vantagens

  • Monopol Construção oferece os seguintes benefícios aos usuários:
  • Excelente resistência ao intemperismo;
  • Adere em diversos materiais sem necessidade de primer;
  • Boa recuperação elástica;
  • Acompanha variações da dimensão da junta em até 25% sem soltar ou rasgar;
  • Excelente resistência aos raios ultravioleta e ao amarelamento;
  • Não mancha substratos absorventes como o mármore ou granito;
  • Aceita pintura base água após a cura;
  • Não forma fungos ou bolores.


Utilização

  • Monopol Construção foi especialmente desenvolvido para o uso como selante e adesivo em diversas aplicações na construção civil, tais como:
  • Preenchimento de juntas de dilatação com movimentação de até 25%;
  • Juntas serradas e juntas de conexão;
  • Selamento das juntas em ralos, tubulações de reservatórios;
  • Vedação de esquadrias, caixilhos metálicos e de madeira;
  • Tratamento de trincas e fissuras no concreto;
  • Vedação de telhados, calhas e rufos.

Para outras utilizações de uso consulte o Departamento Técnico (sac@viapol.com.br).

 

Instruções de Utilização
Preparação da superfície:
A superfície deverá estar íntegra, resistente, regular, apresentar-se limpa e seca, sem qualquer vestígio de graxa, óleo, poeira, restos de quaisquer outros materiais anteriormente aplicados. Nas aplicações em concreto e argamassa, os mesmos deverão estar totalmente curados. Instalar um delimitador de profundidade ao longo da junta, adequado à largura (cordão de polietileno) na profundidade especificada para a aplicação do selante. Para isto, recomendamos a utilização de um gabarito para garantir a regularidade da profundidade. Proteger as faces laterais superiores das juntas com fita crepe antes de iniciar a aplicação. Superfícies metálicas devem apresentar isenta de qualquer camada que possa prejudicar a aderência do Monopol Construção como ferrugem, tintas, vernizes e películas protetoras de esquadrias. 

Aplicação do Produto:
O Monopol Construção na maioria das situações não requer primer; porém, em substratos muito porosos, pouco resistentes, pulverulentos e em situação onde o Monopol Construção ficará submerso constantemente, o uso do Viapol Primer PU como primer faz-se necessário. Corte o bico plástico da bisnaga na medida desejada em ângulo de 45°, corte a ponta do bico do cartucho e rosqueie o bico prendendo firmemente. Instale o cartucho na pistola aplicadora, encaixando o pistão no êmbolo. Posicione o bico na junta formando um ângulo de 45°, aperte o gatilho da pistola até a saída do produto. Ao mesmo tempo, avance com a aplicação preenchendo toda a junta. Remover o excesso do
Monopol Construção com espátula e retirar as fitas das laterais com o produto ainda fresco. O acabamento côncavo do selante já aplicado deverá ser feito por meio de espátula ou colher, nunca utilizando para tal água com sabão, álcool ou outros produtos.

Fator de forma
  Largura x Profundidade
 Para juntas entre 6 e 10 mm 1 : 1
 Para juntas entre 11 e 30 mm
 (Profundidade mínima 10mm)
2 : 1


Recomendações
Após aberto, utilizar todo o conteúdo. Os resíduos não curados do Monopol Construção podem ser removidos com solventes como: Thinner, aguarrás, etc. Evite contato do produto não curado com álcool, amônia, etc. Resíduos curados devem ser removidos mecanicamente.

 

Restrições de Uso

  • Não aplicar diretamente sob o sol e em substratos com temperatura > 35°C.
  • Não utilizar qualquer tipo de produto para acabamento (ex: sabão, solvente, etc.).
  • Não aplique em substratos molhados.

 

Consumo/Rendimento
Cartucho 400g Rende 2,5 m lineares de junta de 1 cm X 1 cm
Sachê 820 g Rende 5,1 m lineares de junta 1 cm x 1 cm.

 

Embalagem / Empilhamento

 Cartuchos de 400g  Caixa com 12 unidades.
 Sachês de 820g  Caixa com 12 unidades.

 

9. Validade/Estocagem
Doze (12) meses a partir da data de fabricação nas embalagens originais e intactas, em local coberto e seco, sem incidência de raios solares, ventilado e longe de fontes de calor. A temperatura de armazenagem entre 10ºC e 30ºC.

 

Recomendações de segurança
Antes de iniciar os trabalhos consultar a FISPQ dos produtos. Produto não inflamável e não explosivo Utilize EPI's adequados como luvas e mascara de proteção facial, botas impermeáveis e óculo de segurança. Manter o produto fora do alcance de crianças e animais domésticos. Em caso de contato com a pele, lavar a região com água e sabão neutro. No caso de contato com os olhos, lavar com água potável em abundância por no mínimo 15 minutos e procurar orientação médica. Eventual irritação da pele, olhos ou ingestão do produto, procurar orientação médica, informando sobre o tipo de produto. Em caso de ingestão, não induzir ao vômito e procure auxilio médico imediatamente.


Cuidados ambientais
Não descarte o produto ou embalagem no meio ambiente. Realizar o descarte em local apropriado e regulamentado de acordo com legislação vigente do meio ambiente local. Não reutilize as embalagens.

 

Nota: As informações contidas nesta ficha são baseadas em nosso conhecimento para a sua ajuda e orientação. Salientamos que o desempenho dos nossos produtos depende das condições de preparo de superfície, aplicação e estocagem, que não estão sob nossos cuidados. O rendimento prático depende da técnica de aplicação, das condições do equipamento e da superfície a ser revestida. Não assumimos assim, qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido do produto. Para mais esclarecimentos consultar nosso departamento técnico. 

A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste folheto sem prévio aviso.

Selos
  • Site Seguro

Armani Soluções Construtivas - CNPJ: 84.103.835/0001-67 © Todos os direitos reservados. 2019